O que é a Assinatura Digital?
A assinatura digital é um recurso que usa criptografia para validar um documento em formato digital de forma segura e confiável. Trata-se de uma chave privada e individual, exclusiva para de cada pessoa, que é vinculada a um certificado digital, funcionando como registro de autenticidade. Sua validade legal é equivalente a uma assinatura de próprio punho no papel físico e essa validade é atestada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), uma parte do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Por utilizar mecanismos modernos de criptografia, a Assinatura Digital é uma ferramenta totalmente segura e já é aceita pela justiça, pelo Governo e por muitas empresas com total respaldo legal.
Como funciona uma Assinatura Digital?
De modo geral, a assinatura em meio físico é substituída pela combinação da chave privada e do certificado digital. O certificado serve para comprovar que aquela chave de fato pertence àquela pessoa e essa confirmação é garantida pela assinatura também de uma Autoridade Certificadora (AC) - uma espécie de terceira parte em que todos podem confiar. Para ser habilitado a assinar digitalmente é preciso que os usuários entrem em contato com uma AC autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e requisitem uma chave privada. O certificado, na prática, é um arquivo que contém os dados referentes a uma pessoa ou empresa protegido por criptografia e com validade predeterminada. Exitem diferentes tipos de certificados digitais, cada um com finalidade, níveis de segurança e prazos de validade específicos.
Como fazer uma assinatura digital de documentos?
Após obter as chaves privadas necessárias junto a uma AC, para assinar um arquivo eletrônico é preciso utilizar um assinador digital, um programa que fará a vinculação dos elementos criptográficos do certificado digital aos documentos que serão validados.
Qual a importância de ter uma Assinatura Digital?
Ter uma assinatura digital com validade jurídica, independente do setor de atuação, significa simplificar o processo de coleta de assinaturas, reduzir gastos com impressão e logística de transporte dos documentos físicos e também facilitar a organização de fluxos de trabalho, aumentando a produtividade Trabalhar com documentos eletrônicos, aproveitando o dinamismo e a agilidade do ambiente online, permitem ainda evitar problemas com extravios e perdas de documentos e otimização do armazenamento de vias físicas.
Fonte: www.projuris.com.br
Comments