Como surgiu o Outsourcing de Impressão?

Em 1940 a indústria dos EUA estava completamente focada na produção de armamentos em massa. A necessidade de cada empresa se concentrar em sua atividade-fim era vital para o fim da guerra. Nesse período iniciou-se o conceito de outsourcing. Empresas contratavam outras empresas para efetuar atividades que não estavam alinhadas com seus objetivos.
Por volta dos anos 90, com a globalização e expansão do mercado americano, foi difundido a ideia de outsourcing.
 
No Brasil, nos anos 2000 explodiu a necessidade de existir uma fonte externa para gerenciar as impressoras. O aumento da complexidade das novas tecnologias de impressão, a necessidade de reduzir custos e maior eficiência do atendimento técnico fez com que o mercado necessitasse terceirizar este tipo de serviço.
 
As empresas não viam mais o porquê manter uma equipe de técnicos especializados em impressoras, comprar e manter os equipamentos de impressão. Não valia a pena, elas poderiam alugar os equipamentos e o serviço técnico.
 
Com o tempo esta ação de locação de impressoras ficou conhecido como outsourcing de impressão. Sendo outsourcing literalmente traduzido como fonte externa, ou a terceirização de serviços de impressão.
 
Outsourcing não é um termo recente como a economia colaborativa. Porém traz consigo a conceptualização de facilitar e democratizar processos desde a sua concepção.